O que temos pela frente… (planejamento para a reta final do ano)
Já passamos da metade de 2022 e já está na hora começamos a nos preparar para a reta final do ano.
Mas porque será que mesmo escutando isso ano após ano, continuamos ainda com dificuldade para olhar para o que vem pela frente?
Podemos ter uma infinidade de respostas para esta pergunta, mas a fala que mais vejo se repetir é: “depois eu penso nisso”.
O senso de urgência com que os acontecimentos se dão na nossa vida nos suga e por vezes, nos vemos simplesmente sem forças (ou mesmo estratégias) para pensar no futuro.
Este texto é um convite para uma pausa estratégica na sua vida.
Uma pausa para trazer à consciência os principais desafios dos próximos meses.
É também uma oportunidade para criar o próprio plano e não ser pego de surpresa por eventos que já conhecemos com tanta antecedência.
Porque a única certeza que temos é que teremos importantes acontecimentos nos nossos calendários, e estes certamente trarão impacto nas nossas finanças.
Então se liga no que vem por aí:
O recado aqui é tanto para você que trabalha como celetista quando quem trabalha de forma independente, porque este impacto financeiro atingirá a todos.
Vamos aos principais pontos:
Eleições no mês de outubro
Terão um impacto direto no uso das redes sociais, onde a atenção da audiência será disputada.
Isso dificulta a vida de quem utiliza este meio para prospectar clientes, o que pode sim causar um impacto importante em sua receita.
Férias e feriados
Em todos os meses de setembro a dezembro teremos feriados que caem durante a semana.
Por mais que você pense em não viajar em nenhum deles, não se engane:
– as despesas com lazer e alimentação tendem a aumentar, e
– se a sua renda está atrelada diretamente ao tempo de trabalho, a chance dela diminuir é muito grande (não só porque você estará sem trabalhar, mas também porque muitos clientes costumam utilizar estes períodos para viajar).
Reflexões importantes e que vão te ajudar a se planejar:
– Quais datas você pretende viajar? Como isso vai acontecer?
Autônomos: Qual o impacto destes dias sem trabalhar no seu faturamento mensal?
Datas comemorativas
Já parou para pensar quem vai ganhar presente e quanto você está disposto a pagar?
Este pensamento antecipado pode te ajudar a aproveitar oportunidades e a planejar parcelamentos que caibam no seu bolso sem criar problemas financeiros!
Impostos e compromissos financeiros
Lembre que no começo do ano é quando chegam contas que não tem como fugir: IPTU, IPVA, Conselho Profissional…
Essas contas costumam trazer descontos interessantes para quem consegue quitá-las à vista. Mas mais importante do que aproveitar o desconto, é garantir que o valor do pagamento caiba no seu bolso!
Para quem recebe o 13º, tenho uma dica especial: liste tudo o que você pretende fazer com ele.
Eu já vi muito caso em que o planejamento estava bem maior do que o valor a receber, e essa projeção otimista demais e até equivocada, pode atrapalhar as finanças por aí.
Agora que você já foi relembrado de tudo o que vem por aí, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a se preparar.
Com todas estas informações em mãos tenho certeza que o seu planejamento estará muito mais perto da realidade e assim, com muito mais chance de ter sucesso!
E claro, para quem prefere avançar com mais segurança, suporte profissional e individualizado, me manda uma mensagem! Assim podemos marcar um papo inicial gratuito para entendermos como o meu trabalho pode te ajudar a alcançar seus objetivos!
Sorry, the comment form is closed at this time.